A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

criança brincando no parque

criança brincando no parque

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Hoje em dia cada vez mais nossas crianças têm menos espaço para brincar, menos atenção dos pais e menos contato com outras crianças.

No meu tempo era diferente! Brincávamos na rua com os coleguinhas da vizinhança ou primos de pega-pega, queimada, pulava elástico e os garotos brincavam de biloca e outras coisas. Não existia brinquedos sofisticados ao alcance de todos ou celulares e computadores, mas éramos felizes!




Hoje, com o crescimento da violência, a inserção da mãe ao mercado de trabalho e o pouco espaço para elas, surgiram vários problemas como a depressão infantil, obesidade, irritabilidade e muitas outras coisas que pertenciam, quase sempre, ao mundo dos adultos.

Hoje desejamos que nossos filhos fiquem quietos assistindo televisão, e como isso já não está mais prendendo a atenção delas, damos celulares ou computadores.




Não tenho nada contra tecnologia, só acho que está sendo utilizado de forma exagerada, sem limites ou regras. Criança tem muita energia, sede de aprender e está descobrindo o mundo, por isso ela sente uma necessidade de mexer, buscar, se movimentar, ver tudo ao seu redor, vivenciar coisas novas, e muitas vezes lidamos com isso chamando a criança de hiperativa, inquieta, problemática e muitas coisas mais, como se não tivéssemos sido assim também na infância.

Eu ouço muitas pessoas falarem que querem um futuro melhor para seus filhos, por isso trabalham e trabalham, como se coisas materiais fossem a garantia da felicidade para elas. Eu tive uma infância sem muitas coisas materiais, nem muito luxo, mas foi uma infância maravilhosa! Filhos querem atenção, carinho, sentir-se protegido, seguro e simplesmente serem crianças.

O consumismo exagerado delas está aumentando cada vez mais, e somos nós mesmos quem ensinamos aos nossos filhos isso desde cedo, tentando compensá-los pela nossa ausência.

Pais cansados, exaustos com a correria do dia-a-dia não tem muito pique ou paciência para conversar, dar atenção ou brincar com os filhos, mas precisam, para construírem seu caráter e personalidade, se não vier dos pais virá do mundo de hoje, que está ensinando-os a serem egoístas, materialistas e sem compaixão pelo próximo. Por isso se ouve falar de muitos filhos agirem com seus familiares de forma tão infame, vergonhosa e surpreendente, sem falar aos outros.

Onde erramos? Demos tudo do bom e do melhor…. Isso na nossa concepção materialista, mas faltou nossa presença, nosso exemplo, nossa atenção, nossas brincadeiras…Faltou os PAIS. Coisa que o dinheiro não pode comprar e não existe substituto para essa tarefa.

Criança precisa brincar! Sorrir! Da atenção dos pais!

Na época das férias temos que ter bastante gás e imaginação para entretê-las, e dar toda a diversão e alegria que merecem.

Gosto muito de brincar com meus pequenos, desde canções, ler estórias ou pintar e desenhar, sempre procuro ensinar brincadeiras novas.

Tenho algumas brincadeiras guardadas na manga para preencher o tempo deles e vou compartilhar as principais e mais divertidas na opinião deles:

BARRACA ou CASINHA

Pode ser desde uma barraca infantil comprada pronta, até uma feita de lençóis ou tecido, o importante é brincar. Eu fiz de lençóis, até montar a barraca de camping mesmo, fez o maior sucesso.

 barraca infantil  tenda em casa

Tenda-Infantil-de-Tecidobarraca de brincar

AMARELINHA

E muito fácil de brincar, e pode ser feita de várias formas, desde giz, EVA, cartolina, até tinta.

E ao mesmo tempo em que ajuda as crianças a conhecerem e escreverem os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e o equilíbrio.

amarelinhaamarelinha com gizAMARELINHA DE EVA

PINTURA OU DESENHO

São tantos os benefícios dessa brincadeira, desde coordenação, criatividade até mesmo o simples bagunçar. É isso que o meu caçula mais gosta quando pinta e desenha, ou melhor, rabisca!

pinturadededopintandopintando no papelpintando e brincandoescrevendo no quadro

LEITURA

Pesquisas do mundo todo mostram que criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”

Isso tudo além de ver a carinha delas entrando naquele mundo mágico das estórias, das gravuras, das cores…. Esse sempre foi e ainda é o meu passatempo preferido. Tento passar esse gosto pela leitura desde cedo para os meus filhos e conto muitas estorinhas conhecidas da minha infância, mesmo as que não estão nos livros.

mae-e-filho-leitura

PASSEIO NO PARQUE

A ida ao parque é o melhor momento dentre todos os passeios para os meus filhotes. Uma alegria contagiante!

No espaço do parque a criança amplia suas escolhas, seu repertório de ações, sente-se livre, autônoma, criativa, desenvolve suas habilidades motoras, relações sociais, interativas, afetivas e interpessoais como a amizade e a solidariedade. A criança procura demonstrar seus sentimentos, sua imaginação, transformando fatos de sua realidade em brincadeiras de faz-de-conta. Ela fica livre para se expressar e representar suas vivências, tem sua capacidade de escolha mais ampliada, podendo escolher os brinquedos que deseja por ser um ambiente aberto, cria através do faz-de-conta, brincando de maneira livre e tendo o mundo em suas mãos, ela interage com o meio, com outro através das trocas de experiências.

parqueparquinho de diversoes

Na atividade lúdica a criança desenvolve sua habilidade de sujeitar-se a certas regras, pois, “dominar as regras significa dominar seu próprio comportamento, aprendendo a controlá-lo, aprendendo a subordiná-lo a um propósito definido”

A brincadeira é, para a ela, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si; de compartilhar ideias, regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o seu egocentrismo característico; de solucionar os conflitos que surgem, tornando-se autônoma; de experimentar papéis, desenvolvendo as bases da sua personalidade.

Existem diversas brincadeiras para crianças de todas as idades, sendo importante a interação com seus pais em todas as fases de sua infância e adolescência.

criança brincando

Esta entrada foi publicada em$ e marcada com$ .

Deixe uma resposta