TAPETES DE BARBANTE PARA INICIANTES: COMO FAZER O BÁSICO PASSO A PASSO


tapete-colorido

TAPETES DE BARBANTE PARA INICIANTES: COMO FAZER O BÁSICO PASSO A PASSO

O crochê é uma técnica de artesanato milenar, onde o artesão utiliza uma agulha de ponta curva para entrelaçar fios, que vão formando uma malha toda rendada, e cheia de detalhes muito criativos.

Além de serem bonitos e diferentes, são fáceis de lavar, bastante duráveis, e não pegam poeira com facilidade, sendo muito indicado para casa de pessoas alérgicas.

A técnica do crochê é a mesma, mas os modelos e estilos são diversos. Combina com todos os cômodos, decora o ambiente e pode combinar com os moveis ou os demais acessórios.  Eles favorecem a sensação de conforto e protegem o piso.

 Para confeccionar um bonito tapete, é necessário conhecer a técnica do crochê e escolher um barbante de qualidade. O acabamento depende muito da criatividade, mas os moldes ajudam a ter ótimas ideias e modelos que podem ser modificados ou incrementados ao gosto de quem está fazendo. Podem ser feitos de vários formatos, cores, aplicações, os modelos são infinitos, e podem fazer toda a diferença na decoração de um ambiente.

Tapete-barbante-para-decoração

Materiais utilizados no crochê para iniciantes

tapetes-de-croche-de-barbante

Primeira coisa que é preciso aprender é sobre os tipos de agulhas, lãs e gráficos para assim poder pôr a mão na massa e fazer seus próprios modelos. Vamos começar com os materiais básicos que é necessário para aprender o básico sobre crochê:

  • Uma agulha de crochê
  • Algum tipo de linha para crochê: geralmente lã ou linha de crochê
  • Tesoura

Seria bom ter uma agulha de tapeçaria, mas para fazer crochê não é necessário ter uma, mas ela será de ajuda para os acabamentos de um projeto, principalmente quando tiver que dar o acabamento nas extremidades.

agulha-de-croche

  • Agulha de crochê

Conheça os tipos de agulhas de crochê – Qual usar

Olá hoje vou mostrar para vocês os tipos de agulhas de crochê que temos no mercado. A escolha certa da agulha para cada trabalho está diretamente ligada ao resultado final do trabalho. Existem vários tipos de agulhas, marcas, materiais e medidas então vou mostrar os tipos mais comuns que você vai precisar para fazer seu crochê.

Agulhas de Crochê: Aço Inox

Esse tipo de agulha é muito indicado para quem vai trabalhar com linhas finas. As medidas (em milímetros) mais comuns da agulha de aço inox são: 0.6 mm, 0.75 mm, 1.0 mm, 1.25 mm, 1.5 mm, 1.75 mm e 2.0 mm. Essas são as medidas padrão mas pode ser que você encontre algum fornecedor que utilize sua própria medida. A agulha de aço inox é a mais versátil de todas, mas lembre-se que para linhas grossas, lã ou barbante ela não é a mais recomendável.

agulha-de-croche-alumínio-1

Dica: sempre tenha as medidas 1.0 mm, 1.25 mm, 1.5 mm com você; as vezes a medida 0.6 mm pode ajudar na hora de fazer detalhes em panos de prato.

Agulhas de Crochê: Alumínio

Diferente das agulhas de aço inox, as de alumínio são recomendadas para linhas mais grossas, lãs e barbante. As medidas (em milímetros) mais comuns são as de 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.5 mm, 4.0 mm, 4.5 mm, 5.0 mm, 5.5 mm, 6.0 mm e 7.0 mm (ufa). A maioria dos trabalhos são feitos com esse tipo de agulha pois ela é bem leve e assim não cansa tanto.

Dica: a mais usada desse tipo é a de 3.0 mm

agulha

Agulhas de Crochê: Bambu

Nos últimos anos as agulhas de bambu se tornaram muito populares, porque além de dar uma sensação mais suave enquanto trabalhamos, elas são feitas a partir de um recurso sustentável, palavra muito usada nos nossos dias. Outra vantagem é a resistência desse tipo de agulha. Muitos professores de crochê preferem utilizar a agulha de bambu para alunos iniciantes porque o bambu não é tão liso quanto as agulhas de alumínio ou aço inox.

agulha-de-bambu

  • Linhas para crochê

linha-de-crochê

Podemos classificar os tipos de linha para crochê em três categorias:

  • Fios sintéticos (acrílico, nylon, poliéster),
  • Fios naturais (bambu, algodão)
  • E fios animais (lã, caxemira).

Além de conhecermos os tipos das linhas, devemos levar em conta a variação de peso da linha. O peso da linha que você escolher vai determinar o tamanho da agulha de crochê. Quanto mais espesso o fio, maior a agulha necessária para fazer o crochê.

Ponto de Crochê – Passo a Passo

Aprenda a fazer o meio ponto alto passo a passo

Nesse passo a passo vou mostrar para vocês como fazer mais um ponto de crochê para ser utilizado nas receitas: o meio ponto alto. Veja na imagem e descrição como fazer o meio ponto alto.

pontos-croche.1

Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda, introduza a agulha no terceiro ponto à esquerda da agulha, laçada e puxe através do ponto (três alças na agulha).

Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha, puxando as três laçadas de uma só vez.

Aprenda a fazer o ponto alto duplo passo a passo

 Nesse passo a passo vou mostrar para vocês como fazer um ponto de crochê muito utilizado nas receitas: o ponto alto duplo. Veja na imagem e descrição como fazer o ponto alto duplo.

pontos-croche

Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda, duas vezes, introduza a agulha no quinto ponto à esquerda da agulha, laçada e puxe através do ponto (quatro alças na agulha), laçada e puxe através de duas alças na agulha, laçada e puxe através de outras duas alças na agulha, laçada e puxe através das duas alças restantes (uma permanece na agulha).

Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Apenas com o tempo se vai pegando a prática de saber qual linha fica mais fácil e mais bonito de usar nos trabalhos que viermos a fazer.
No início é bom treinar nos modelos mais simples e fáceis de fazer, e depois passar para os mais complexos e com mais detalhes. Os gráficos ajudam muito.

Alguns modelos para se inspirar:

tapetes -croche -retangular

tapete-redondo-para-sala

tapete-cru

tapete-rosa

tapete-flor

tapete-de-flor

tapete-de-barbante-oval

tapete-de-barbante (2)

tapete-coração

tapete-coracao

conjunto-banheiro-com-flores

Espero que tenham se espirado como eu !No próximo post colocarei modelos com gráfico,alguns mais fáceis e outros mais difíceis.

Fonte:

crochepassoapasso.com.br

mirincondecrochet.wordpress.com

not1.xpg.uol.com.br

croche.com.br

bigtudoartesanato.com.br

asreceitasdecroche.blogspot.com.br

www.eurofios.com.br

oscrochesdaelsa.blogspot.com.br

artesanatobrasil.net

betdicas.org

artesanatoereciclegem.com.br

meninadeatitude.com.br

mundodastribos.com

 

Esta entrada foi publicada em$ e marcada com$ .

Deixe uma resposta