COMO ORGANIZAR A CEIA DE NATAL

Foto: Tadeu Brunelli

COMO ORGANIZAR A CEIA DE NATAL 

A ceia de Natal é um dos momentos em família mais aguardados do ano e também pode ser um momento de estresse, com muitas coisas para fazer e providenciar e nem sempre tudo sai como queremos. A melhor forma de evitar estresse e inconvenientes nessa hora é, sem dúvida alguma, investir na organização, para que tudo saia como você decidiu.

Algumas dicas  para a organização:

  1. O primeiro item da lista é verificar a decoração natalina

Dê uma checada na decoração da casa e da arvore de natal, para garantir que a casa esteja contagiada pelo espírito natalino.

  1. Decida tudo o que vai fazer e coloque por escrito

Faça uma lista para não se perder na organização, incluindo a programação do horário de preparo dos pratos natalinos. Não escolha somente receitas difíceis ou exóticas que nunca comeu, pois pode não agradar a todos; Escolha alguns pratos leves, sempre tem alguém de dieta ou que não gosta ou não pode comer coisas pesadas muito tarde, incluindo as crianças.

  1. Verifique se tem tudo o que vai precisar

Os utensílios, toalhas e objetos para decorar, se não tiver todos, vale a pena pedir emprestado, já que são utilizados com pouca frequência.

  1. Antecipe as compras que puder, como as carnes e enlatados

Comprando antecipado você pode aproveitar as promoções que os supermercados ofertam; se quiser economizar pode substituir os itens que achar caro, como o peru pelo frango, as frutas tradicionais pelas frutas da época, o champanhe pela cidra, lembrando que as frutas devem ser compradas na véspera, para não comprometerem a qualidade.

  1. Prepare a lista dos familiares e convidados

Para evitar o desperdício, procure calcular a quantidade aproximada de pessoas e o consumo delas, já que tem coisas que não dá para aproveitar no dia seguinte. Em relação a pratos quentes, calcula-se cerca de 550 g por pessoa, sendo que crianças comem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg cada um, servem, por exemplo, aproximadamente 24 pessoas.

  1. Reserve um espaço especial para que as crianças brinquem à vontade

Sempre tem crianças presentes nas ceias, e elas ficam inquietas sem ter algo que as distraia, e para que elas também se divirtam, separe um lugar com alguns brinquedos ou passatempos adequados para a idade das delas.

  1. Organize o preparo das comidas

Decida quem irá ajudar nas tarefas, principalmente porque alguns demoram a ficar prontos e devem ser temperados com até dois dias de antecedência, ou pode distribuir alguns pratos entre os outros membros da família ou convidados.

  1. A hora de servir a ceia

Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede que você mude o horário ou ainda conte com uma mesa de petiscos com frios e frutas (frescas, secas e oleaginosas);

  1. Aproveite a comemoração

Depois que fez tudo o que podia para organizar uma ótima ceia, agora é hora de relaxar e aproveitar esta data tão especial para confraternizar com os familiares.

cardapio

O Cardápio

Peru, chester, tender e pernil são as carnes principais. Nos acompanhamentos, arroz elaborado, farofa e saladas também são imprescindíveis. Para a sobremesa, frutas, bolos, pavês, tortas e doces de travessa são os que fazem mais sucesso.

Dicas sobre a escolha do prato principal:

 

  • Chester

O chester pode substituir a tradicional receita de peru na mesa. Experimente rechear, fica uma delícia.

 

  • Tender

O tender é uma boa pedida para quem procura por uma receita rápida e saborosa.

  •  Peru

O peru é o prato mais tradicional feito nessa época e é próprio para ceias com muitas pessoas. Siga passo a passo do preparo dessa ave.

  •  Pernil

A receita de pernil é uma das mais apreciadas em ceias de família pequenas.

  •  Lombo

O lombo ajuda a acelerar o metabolismo e é uma boa alternativa para quem está de dieta.

Algumas opções de receitas básicas e fáceis de fazer:

http://luannapimentel.com.br/2015/12/03/algumas-opcoes…-ceia-de-natal/

 


Fontes:

gshow.globo.com

gnt.globo.com

tudogostoso.com.br

bolsademulher.com

vilamulher.com.br

universodasreceitas.com.br

corpoacorpo.uol.com.br

umapitanganacozinha.files.wordpress.com

mdemulher.abril.com.br

disneybabble.uol.com.br

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em$ e marcada com$ .

Deixe uma resposta