COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Vinagre Branco e Bicarbonato de Sódio

 

Produtos de limpeza industrializados costumam ser específicos para uma função. Com isso, gastamos cada vez mais dinheiro para conseguir ter em casa todos os produtos necessários. Além de serem mais caros, os produtos de limpeza disponíveis no mercado são mais agressivos e quase sempre contêm substâncias perigosas e nem sempre tão eficazes quanto o vinagre e o bicarbonato de sódio.Quando utilizamos produtos caseiros e naturais, além de economizar, ajuda muito no caso dos alérgicos a produtos de limpeza.

vinagre e o bicarbonato de sódio são dois produtos simples e baratos que fazem milagres na hora de limpar a casa e as roupas. O vinagre branco, por exemplo, é poderoso na hora de matar germes, tirar manchas e dissolver gorduras, já o bicarbonato de sódio extermina bactérias e ajuda a eliminar manchas.

O vinagre é ácido e adstringente, por essa razão é um excelente produto de limpeza, mas pode causar irritabilidade se não for diluído em água. Portanto, nunca use o produto puro. O vinagre é um ingrediente comum nos limpadores comerciais. Outros cuidados típicos devem ser tomados, como: deixar o produto longe de crianças e evitar contato com mucosas durante o uso. Fora isso, ele é um produto completamente inofensivo. O vinagre utilizado para estes fins deve ser  o de vinho branco.

Vamos citar algumas das muitas utilidades desses dois agentes multiusos.

  • Limpeza do chão

limpando-o-chão

Para usá-lo como limpador em casa, basta passar um pano seco para remover o pó e depois adicionar uma mistura de ½ copo de água e ½ copo de vinagre em um recipiente e espirrar na superfície seca. O vinagre é um removedor de gorduras e não deixa resíduo. Porém, não é aconselhável em revestimentos de verniz e cera, pois ele pode prejudicar a textura da área. O vinagre deixa um leve cheiro, no entanto o aroma não permanece por muito tempo e é importante diluir o produto com água na proporção de 1:1 para que o cheiro não fique muito forte.  Combina com bicarbonato de sódio e sal. O segundo é ideal para a limpeza de superfícies metálicas.

  • Como desodorizador de roupas e ambientes

tirando-odor-das-roupas

Pode ser usado para retirar cheiro de tabaco de estofados e armários. Durante a lavagem, seja na máquina ou à mão, acrescente 100 ml de vinagre de vinho branco na água junto com o sabão líquido.

  • Limpar janelas e espelhos

Use 100 ml de vinagre de qualquer tipo, ½ balde de água e Jornal velho. Use um pano umedecido com a mistura para tirar o grosso da sujeira nas janelas. Logo após, retire o excesso de umidade com jornal até que o vidro seque completamente.

  • Limpar limo

vinagre_pia

Para retirar o limo que se acumula nas partes úmidas da pia ou banheiro é aconselhável uma solução mais concentrada (1:1), essa proporção é muito boa para desengordurar o fogão e forno.Mas nada de jogar a solução fora, basta encontrar uma garrafa de plástico usada e guardar o produto para a próxima faxina.

  • Retirar o mofo

tirando-mofo-com-vinagre

Use 240 ml de vinagre branco; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução deve borbulhar bastante. Após borbulhar, coloque a mistura em um borrifador para aplicar e borrife a solução nos objetos mofados, deixando agir por mais ou menos 10 minutos. Depois, seque o local com um pano limpo. Esse processo deve ser repetido uma vez por mês.

  • Deixar as roupas mais brancas

roupabranca

 

Quando for lavar roupas brancas, acrescente um pouco de bicarbonato na máquina, assim elas ficarão ainda mais branquinhas.

  • Tirar manchas amareladas na roupa

lavando-roupa

Use 1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe sobre a parte amarelada da roupa e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar e lave-a normalmente.

  • Retirar odores da geladeira ou do freezer

limpando-geladeira

Use 1 colher de sopa de bicarbonato;1 litro de água morna. Misture e passe dentro do local. O Bicarbonato de sódio também ajuda a tirar cheiro ruim de geladeira e desgrudar sujeira da panela.

  • Limpeza do cano de pia

limpando-cano-de-pia

Use 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ½ xícara de vinagre. Misture os dois e coloque a solução no cano entupido, dependendo do motivo do entupimento, a mistura pode não funcionar.

  • Higienizar recipientes e eliminar odores

limpar-a-tabua-de-carne

Use 3 colheres (sopa) de bicarbonato; ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio;1 litro de água. Junte os ingredientes e passe a solução nos recipientes que você deseja higienizar, como tábuas de carne, cascas de frutas e legumes, cestos de lixo, entre outros. Deixe-os de molho por duas horas e enxágue.

  • Limpeza do micro-ondas

limpar-microondas-com-vinagre

Coloque o bicarbonato de sódio em uma esponja limpa e úmida e passe-a suavemente dentro e fora do micro-ondas sem arranhar (use o lado amarelo da esponja).

  • Para limpar pentes, escovas de dentes e de cabelo

vinagre-escova

Use 500ml de água morna; 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Mergulhe o que você deseja limpar nessa solução e deixe repousar durante algumas horas. Lave normalmente e deixe secar ao ar livre.

  • Aumentar a eficácia do sabão de lavar roupas

vinagre-roupa-1

Coloque ½ xícara de bicarbonato de sódio. Acrescente ao sabão de roupas o bicarbonato a cada lavagem para tornar mais fácil a limpeza das roupas e econômica, pois com o bicarbonato, não é mais necessário colocar tanto sabão na hora da lavagem.

  • Limpar cortinas de chuveiro

cortina-de-chuveiro

 

Coloque o bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja limpa e úmida ou escova e passe na cortina.

  • Limpar vidros e telas de TV e computador

limpeza-casa-vinagre

Para limpar a parte interna do guarda roupas e o berço do bebê, temos que ter um borrifador com o vinagre sempre às mãos. Aquele bolor branco que aparece em tempos de chuvas, logo é dissipado em todos os armários.

  • Remover manchas amareladas do vaso sanitário

limpando-vaso

Despeje vinagre de vinho branco no vaso sanitário e deixe agir por 30 minutos. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Depois de mais 30 minutos, é só dar descarga.

Essas são algumas das utilidades desses poderosos aliados no nosso dia a dia, e que não podem faltar nos nossos produtos de limpeza.

vinagre

Fontes:

dicasetruquesonline.com.br

barbaravolnei.blogspot.com

mdemulher.abril.com.br

resumodamoda.com

bolsademulher.com

maesamigas.com.br

moveisrimo.com.br

decoracaofacil.com

casashow.com.br

imguol.com

 

Esta entrada foi publicada em$ e marcada com$ .

2 comments

    • diz

      Obrigada Reinald!Espero que as dicas sejam proveitosas.

Deixe uma resposta