EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA FAZER EM CASA

 

A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida porque traz disposição, força e equilíbrio para realizar as tarefas do dia a dia. Nessa vida corrida muitas pessoas não tem tempo para ir à academia. A saída é fazer exercícios em casa, e o resultado é ótimo, depende somente da força de vontade e disciplina.

Antes de começar, devemos observar algumas dicas:

  • Uma avaliação médica antes de começar qualquer atividade física é sempre importante. Procure seu médico e faça um teste de esforço físico.
  • Se você tem problemas cardíacos, é obrigatório consultar um médico antes. Pessoas com problemas musculares ou nas articulações também só devem fazer exercícios após uma orientação profissional.
  • E preciso respeitar os seus limites e fazer os exercícios no seu ritmo. Em caso de dor, pare imediatamente.
  • Especialistas recomendam que os principais exercícios são a flexão, prancha e agachamento para quem não tem tempo de ir à academia.
  • Cada um tem seu limite e vale a pena respeitá-lo, então comece os exercícios com no máximo 10 repetições. Descanse até recuperar o fôlego e faça mais uma série de 10 repetições. Espere até o dia seguinte para ver o resultado: Se nada acontecer nada nas 48 horas seguintes, aumente gradativamente o número de repetições dos exercícios.
  • Para iniciar a sessão de exercícios sempre faça alongamento e aquecimento de todos os grupos musculares.

Para quem quer um programa mais completo e simples, que pode ser feito em casa, que trabalha as pernas, panturrilhas, braços, bumbum e barriga, vamos lá:

Pernas
Sentar e levantar da cadeira. Esse exercício melhora a força nos quadríceps (parte anterior da coxa) que diminui consideravelmente após os 35 anos.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Panturrilhas
Flexão plantar. Consiste em ficar nas pontas dos pés e voltar encostando o calcanhar no chão.  Esse exercício traz grande benefício para o coração, pois aumenta o retorno venoso.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Braços

Deitar no solo de barriga para cima e esticar os braços a frente do corpo em direção ao teto, abrir e fechar.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Bumbum
Deitar no chão de barriga para cima, suspender a pelves e colocá-la novamente no chão.
Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Barriga
Fazer abdominais para enrijecer a musculatura da barriga.

Indicação: 2 séries de 10 a 15 repetições

Muito cuidado com o pescoço nas abdominais, ele não deve ser forçado. A dica do fisioterapeuta é encontrar um ponto fixo no alto da parede para olhar e fazer movimentos curtos tirando os ombros do chão, mas sem balançar o pescoço.

Mais dicas:

 

papodehomem.com.br
g1.globo.com/bem-estar
vivomaissaudavel.com.br
manualdohomemmoderno.com.br
g1.globo.com/minas-gerais/projeto-caminhar

 

Esta entrada foi publicada em$ e marcada com$ .

Deixe uma resposta