Crianças

DICAS DE SEGURANÇA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM AS CRIANÇAS

30/10/2016

evite-acidentes-domesticos

 

Sempre ouço falar sobre acidentes domésticos envolvendo crianças, mas os números são alarmantes. E acontece muito, principalmente durante as férias, período em que elas mais ficam em casa. Crianças queimadas, com fraturas, intoxicadas, e afogamentos até mesmo em baldes com água.

“Cerca de 2.300 crianças morrem por dia no mundo vítimas de acidentes domésticos. São quase 1 milhão que falecem anualmente em razão de descuidos de pais e responsáveis. 9 em cada 10 acidentes envolvendo crianças acontecem dentro de casa. É a terceira maior causa de mortalidade infantil no país. ”

Os acidentes ocorrem principalmente no banheiro e cozinha, com quedas, afogamentos e sufocação, mas são diversos os lugares e tipos de acidentes.

Algumas dicas importantes para a prevenção desses acidentes:

AFOGAMENTO

  • Esvaziar baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso. Guardar sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças. Quando a criança é pequena, o peso da cabeça é proporcionalmente maior do que o corpo, o que pode influenciar no equilíbrio e causar afogamento em pouca quantidade de água.
  • Conservar a tampa do vaso sanitário fechada, se possível lacrado com algum dispositivo de segurança à prova de criança. Mantenha a porta do banheiro trancada para que seu filho não entre escondido.
  • Piscinas devem ser protegidas com telas e cercas de no mínimo 1,5m, impedindo, assim, que sejam escaladas. Convém, ainda, para dificultar o acesso dos pequenos, instalar portões com cadeados ou travas de segurança.

acidentes-com-criancas-10

acidentes-com-criancas-11

trava-de-seguranca-para-vaso-sanitario-dream-baby-a

piscina-com-rede-de-seguranca-instalada

 

INTOXICAÇÃO

  • Produtos de limpeza e remédios devem ser guardados em lugares altos e fechados, por serem coloridos, na maioria das vezes são confundidos com brinquedos ou produtos para consumo, como suco ou refrigerante, e os pequenos tendem a não resistir à tentação de experimentá-los.

acidentes-com-criancas-1

como-prevenir-acidentes-domesticos

 

QUEIMADURA E CORTES

  • Na cozinha, certifique-se de que panelas e utensílios com ponta ou fio, como facas e tesouras, sejam mantidos fora do alcance. Utilizar as bocas de trás do fogão ao cozinhar e certificar-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro, para não serem alcançados.
  • Sempre teste a temperatura da água do banho usando o dorso da mão ou o cotovelo.
  • Álcool e produtos inflamáveis,quando próximo do fogo, podem causar graves queimaduras.
  • Não use toalha comprida na mesa. A criança pode puxá-la e derrubar utensílios e líquidos quentes. “Ao puxar a toalha elas podem derrubar tudo o que houver em cima dela, como líquidos e alimentos quentes, copos de vidros, talheres e louças.
  • Equipamentos que geram calor como ferro, sanduicheira, panelas e assadeiras elétricas, forno elétrico e o forno do fogão são extremamente perigosos, podendo causar choque elétrico e  graves queimaduras.
  • Incêndios são fáceis de provocar e difíceis de combater, nunca deixe coisas que provocam fogo ao alcance das crianças; existem muitos materiais de fácil combustão em uma casa.

acidentes-com-criancas-5

acidentes-com-criancas-2

acidentes-com-criancas-6

 

SUFOCAMENTO/ASFIXIA

  • Bebês devem dormir de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presa embaixo do colchão, que deve ser firme e estar bem encaixado no berço, ou seja, não mais que dois dedos de folga e sem qualquer embalagem plástica.
  •  Adquira berços e carrinhos de bebê certificados pelo Inmetro. Fique atento aos espaços das grades de proteção; não deve haver mais que 6 cm de distância entre elas.
  • Para reduzir o risco de asfixia, retire todos os brinquedos e travesseiros do berço quando seu bebê estiver dormindo.
  • Usar puxa-sacos, para que os sacos plásticos de supermercado sejam mantidos fora do alcance das crianças, já que eles também podem oferecer risco de morte por sufocação.

posicao-certa-para-o-bebe-dormir

bercos-seguros

bercos-seguros-001

 

QUEDAS

  • Jamais coloque berços ou outros móveis próximos de janela.
  • Janelas,vãos de escada e sacadas representam um grande risco de vida e precisam ser isoladas com telas e grades resistentes e checadas periodicamente quanto a sua conservação e resistência. Segundo os dados da ONG Criança segura, cerca de 40 crianças morrem por queda de janela por ano no Brasil.
  • Use portões/grades de segurança no topo e nos pés das escadas.

portao-de-seguranca-na-escada

grade-porta-seguranca

tela-de-rede-para-proteger-de-queda-em-vao-de-escada

acidentes-com-criancas-9

acidentes-com-criancas-8

 

CHOQUE ELÉTRICO

  • Proteja todas as tomadas com protetores e não permita que fios expostos permaneçam no ambiente. Um choque pode ser fatal com pessoas de pouca idade!
  •  Restrinja o uso de equipamentos elétricos por crianças muito pequenas.
  •  Os carregadores de celulares (mania mundial) em tomadas não devem ser usados em qualquer lugar da casa, devem estar sempre fora do alcance e do manuseio das crianças.
  • Energia elétrica pode causar choque elétrico, queimadura e incêndio, por isso é necessário fazer uma averiguação constante nas instalações elétricas, tomadas, fios e cabos de alimentação por toda a casa.

tomada

criancas-e-tomadas-eletricas

 

ACIDENTES COM ANIMAIS

  • Devemos evitar o contato das crianças pequenas com animais, pois o animal pode se sentir ameaçado, já que crianças realizam movimentos bruscos como puxar, apertar e morder a todo o momento e o animal vai se defender atacando a criança.
  • Se tiver animais de estimação, nunca confie em deixá-los sozinhos com as crianças, pois os animais podem ser imprevisíveis e atacar por algum motivo desconhecido para nós.

poster-como-nao-interagir-com-os-caes

 

ENGASGO/ENGASGAMENTO

  • Nunca deixe objetos pequenos como moedas, brincos, tampinhas ou peças de brinquedos espalhados ou ao alcance da criança;
  • inspecione periodicamente os brinquedos, descartando os que estão com defeito para não soltar peças pequenas.
  • A hora das refeições deve ser supervisionada, pois muitos alimentos podem causar o engasgo,corte-os em pedaços pequenos antes de servir. Alguns deles,é aconselhável  serem oferecidos somente depois dos três anos de idade, como o amendoim, pipoca, uva inteira, castanhas…já que são fáceis da criança se engasgar.
  • Muitas crianças colocam pequenos objetos ou alimentos no nariz ou ouvido, podendo causar graves consequências.

bebe-objeto-pequeno

acidentes-com-criancas-7

Pais e responsáveis precisam fazer a sua parte, providenciando as adaptações necessárias na casa e na rotina da família para a prevenção desses acidentes.

Essas informações devem ser repassadas para todos que estão envolvidos em ajudar  com as crianças como os avós, os irmãos mais velhos (adolescentes),as babás..etc. 

No mercado existem muitos acessórios de segurança que podem nos ajudar nessa tarefa tão importante:

  • Protetores de tomadas
  • Travas multiuso para portas e gavetas de armários
  • Protetores de quinas ,para portas não baterem
  • Grade e telas de proteção

travas-de-portas-e-gavetas

trava-de-seguranca-portas

redes-e-telas-para-prevencao-de-acidentes

protetores-de-tomadas

itens-seguranca-telhanorte

tela-de-protecao

grade_porta

Nunca se deve deixar crianças sob supervisão de outras crianças!

Nunca esqueçam que as crianças são ágeis, curiosas, cheias de energia e criatividade, elas podem transformar coisas e lugares que nem se imagina em perigos enormes!

Então a maior dica é ficar sempre em estado de alerta e nunca tirar os olhos dos pequenos!

lembrete

Fontes de pesquisa:
andogestando.wordpress.com
tudosobreseguranca.com.br
alarmesportland.com.br
sbqueimaduras.org.br
criancasegura.org.br
vix.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *