A ceia de Natal é um dos momentos em família mais aguardados do ano e também pode ser um momento de estresse, com muitas coisas para fazer e providenciar e nem sempre tudo sai como queremos. A melhor forma de evitar estresse e inconvenientes nessa hora é, sem dúvida alguma, investir na organização, para que tudo saia como você decidiu.
Algumas dicas para a organização:
- O primeiro item da lista é verificar a decoração natalina
Dê uma checada na decoração da casa e da arvore de natal, para garantir que a casa esteja contagiada pelo espírito natalino.
- Decida tudo o que vai fazer e coloque por escrito
Faça uma lista para não se perder na organização, incluindo a programação do horário de preparo dos pratos natalinos. Não escolha somente receitas difíceis ou exóticas que nunca comeu, pois pode não agradar a todos; Escolha alguns pratos leves, sempre tem alguém de dieta ou que não gosta ou não pode comer coisas pesadas muito tarde, incluindo as crianças.
- Verifique se tem tudo o que vai precisar
Os utensílios, toalhas e objetos para decorar, se não tiver todos, vale a pena pedir emprestado, já que são utilizados com pouca frequência.
- Antecipe as compras que puder, como as carnes e enlatados
Comprando antecipado você pode aproveitar as promoções que os supermercados ofertam; se quiser economizar pode substituir os itens que achar caro, como o peru pelo frango, as frutas tradicionais pelas frutas da época, o champanhe pela cidra, lembrando que as frutas devem ser compradas na véspera, para não comprometerem a qualidade.
- Prepare a lista dos familiares e convidados
Para evitar o desperdício, procure calcular a quantidade aproximada de pessoas e o consumo delas, já que tem coisas que não dá para aproveitar no dia seguinte. Em relação a pratos quentes, calcula-se cerca de 550 g por pessoa, sendo que crianças comem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg cada um, servem, por exemplo, aproximadamente 24 pessoas.
- Reserve um espaço especial para que as crianças brinquem à vontade
Sempre tem crianças presentes nas ceias, e elas ficam inquietas sem ter algo que as distraia, e para que elas também se divirtam, separe um lugar com alguns brinquedos ou passatempos adequados para a idade das delas.
- Organize o preparo das comidas
Decida quem irá ajudar nas tarefas, principalmente porque alguns demoram a ficar prontos e devem ser temperados com até dois dias de antecedência, ou pode distribuir alguns pratos entre os outros membros da família ou convidados.
- A hora de servir a ceia
Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede que você mude o horário ou ainda conte com uma mesa de petiscos com frios e frutas (frescas, secas e oleaginosas);
- Aproveite a comemoração
Depois que fez tudo o que podia para organizar uma ótima ceia, agora é hora de relaxar e aproveitar esta data tão especial para confraternizar com os familiares.
O Cardápio
Peru, chester, tender e pernil são as carnes principais. Nos acompanhamentos, arroz elaborado, farofa e saladas também são imprescindíveis. Para a sobremesa, frutas, bolos, pavês, tortas e doces de travessa são os que fazem mais sucesso.
Dicas sobre a escolha do prato principal:
- Chester
O chester pode substituir a tradicional receita de peru na mesa. Experimente rechear, fica uma delícia.
- Tender
O tender é uma boa pedida para quem procura por uma receita rápida e saborosa.
- Peru
O peru é o prato mais tradicional feito nessa época e é próprio para ceias com muitas pessoas. Siga passo a passo do preparo dessa ave.
- Pernil
A receita de pernil é uma das mais apreciadas em ceias de família pequenas.
- Lombo
O lombo ajuda a acelerar o metabolismo e é uma boa alternativa para quem está de dieta.
Algumas opções de receitas básicas e fáceis de fazer:
https://luannapimentel.com.br/2015/12/03/algumas-opcoes…-ceia-de-natal/
Fontes:
gshow.globo.com
gnt.globo.com
tudogostoso.com.br
bolsademulher.com
vilamulher.com.br
universodasreceitas.com.br
corpoacorpo.uol.com.br
umapitanganacozinha.files.wordpress.com
mdemulher.abril.com.br
disneybabble.uol.com.br