Você sabia que os benefícios da dança vão além de um melhor condicionamento cardiorrespiratório até a prevenção da depressão?
Os efeitos positivos não param por aí! Conheça melhor os principais benefícios que a dança pode trazer para sua vida e sua saúde.
A dança para alguns é uma profissão e escolha acadêmica, ou também um hobby, sendo importante ressaltar que para os idosos é uma ótima oportunidade para combinar o convívio social e bem-estar. Quem vê os movimentos suaves das diversas modalidades de dança pode não imaginar, mas ela é uma excelente atividade física.
1-Estimula a memória e coordenação motora
Os movimentos de dança realizados durante uma coreografia ajudam a estimular o cérebro, trazendo uma série de benefícios. Ao decorar coreografias ou seguir sequências de passos é trabalhado a memória e concentração, além de habituar o corpo com diferentes ritmos de música, aprimorando a coordenação motora. É um ótimo estímulo das funções cognitivas dos idosos: percepção, atenção e memória.
2- Ajuda na queima de calorias
Independente da modalidade que você esteja dançando há estudos que em 1 hora pode-se perder ao menos 300 calorias. Colocar o corpo para se movimentar é uma ótima forma de combater o sedentarismo podendo assim preservar a saúde e manter o corpo ativo em uma atividade que é bastante divertida.
3- Melhora a postura
Ao praticar a dança a coluna cervical é bastante beneficiada livrando de dores. Assim, fazendo aulas aos poucos aprende-se a ter consciência corporal, visto que é algo importante para dançarinos, devido ao cuidado e entendimento com os movimentos evitando até mesmo possíveis lesões.
4- Trabalha a flexibilidade
É muito importante antes de qualquer atividade física aquecer e alongar, os benefícios de adquirir flexibilidade são inúmeros: reduz tensões musculares, melhora a coordenação e consciência corporal e há uma diminuição do gasto energético.
5- Tonifica os músculos e fortalece os ossos
Praticar a dança ativamente promove sensores que acabam fortalecendo os ossos e até mesmo prevenindo a osteoporose, além de todos os músculos do corpo serem trabalhados resultando no fortalecimento de ambos, também ajuda a evitar lesões e possibilita um melhor rendimento em atividades físicas.
A lista de benefícios que a dança traz ao corpo é imensa e tudo isso resume-se ao fator mais importante: saúde. É ótimo combinar uma atividade divertida com benefícios para o corpo. Aí, agora é só escolher o ritmo.
Amei! Muito informativo! 🙂
Dançar é bom demais, faz melhorar o corpo e a mente! Aguardando o retorno dos eventos pra ir dançar com minha amada esposa!
Obrigada Andressa!