O que é pilates?

O pilates é um tipo de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo inteiro, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo, promovendo assim, maior consciência corporal. Alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.

 Quais os benefícios do pilates?

Ao contrário da musculação, que trabalha um grupo de músculos por vez, os exercícios de pilates conseguem fortalecer pernas, braços, costas e ombros com um único tipo de movimento. Ao praticar Pilates o indivíduo sente um alivio quanto a possíveis dores no corpo. Além disso, ele melhora a densidade óssea, desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação. O Pilates também ajuda no tratamento de doenças como escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla.

É um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumento de mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, com isso fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. em conclusão, o pilates se destaca pela qualidade de seus movimentos e garantia da segurança do corpo em cada exercício.

 Ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos. Para obter bons resultados é aconselhável praticar o pilates de duas a três vezes por semana. O corpo costuma responder muito rápido à atividade, mas o tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo.

Ele traz vários benefícios como:

  •  Alívio da dor
  • Aumento da Resistência Física e Mental
  • Aumento da Flexibilidade
  • Corrige Problemas Posturais
  • Aumento da Concentração
  • Tonifica a Musculatura
  • Melhora a Coordenação Motora
  • Promove menor Atrito nas Articulações
  • Alivia Dores Musculares
  • Ajuda a Melhorar a Respiração e a flexibilidade
  • Auxilia na Prevenção Contra a osteoporose
  • Promove Relaxamento, Bem-estar e eleva a Autoestima
  • Elimina Toxinas e facilita a Drenagem Linfática
  • Melhora a postura e a Resistência Muscular
  • Expande a Consciência Corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os Músculos Abdominais
  • Mais prazer na relação sexual
  • Equilíbrio de todas as Funções do Corpo

Tipos de pilates:

Hoje existem dois tipos de pilates, o de solo e com aparelhos. Ambos seguem os mesmos princípios e repertório, mas com algumas diferenças na forma como são feitos:

Pilates com aparelhos

Nele são usados os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, que se baseiam em molas e podem tanto facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas como dificultar movimentos, levando assim, o aluno a níveis mais avançados.

Pilates solo

Considerado mais difícil, pois é feito apenas com o peso do corpo, pedindo do aluno um controle muito mais dos seus movimentos e músculos. Essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, inclusive em estúdios, intercalando com o uso dos aparelhos.

Profissionais de pilates:

No Brasil, fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos podem se especializar em pilates e reproduzir o método em seus estúdios.

Normalmente, se a pessoa busca o pilates para a reabilitação de algum problema ortopédico,acima de tudo, é necessário que o faça com um fisioterapeuta.

Grávidas podem fazer pilates?

Grávidas costumam ter diversos tipos de dores devido às mudanças pelas quais seus corpos passam, principalmente com a mudança do centro de gravidade. O pilates pode ser benéfico nesse aspecto, ajudando-as a se readaptarem às suas novas formas. Além disso, os aparelhos do pilates permitem proteger a grávida de lesões, além de contribuir para a recuperação do corpo após o parto.

Idosos podem fazer pilates?

O Pilates para idosos é um exercício físico que não apresenta muito impacto, portanto, o tornando bastante seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade,e o mais importante, aumenta a densidade óssea, evitando a osteoporose.  Trabalha a mobilidade e equilíbrio nos idosos, os ajudando a terem menos quedas (tão comuns com o passar da idade) tornando assim, seu dia a dia mais produtivo.

Pilates emagrece?

O pilates ajuda na perda de peso a longo prazo. Ele não trabalha a parte aeróbica dos exercícios, por isso aliá-lo a atividades como a corrida, natação ou esportes permite que a queima calórica seja aliada ao fortalecimento muscular, trazendo assim, melhores resultados ao processo de emagrecimento ou perda de gordura localizada.

Outra vantagem é que ele permite trabalhar a musculatura para que ela execute melhor os movimentos dos exercícios aeróbicos, reduzindo assim, risco de lesões. Uma alimentação saudável, redução da ingestão de álcool e parar de fumar podem ajudar a melhora do condicionamento físico, e como resultado, facilitar o emagrecimento.

Podemos resumir que nem sempre é necessário sofrimento para exercita-se, o foco central do pilates é uma melhor qualidade de vida, através da melhora da saúde e do bem estar. Em conclusão, essa atividade física é hoje um dos métodos mais procurados, pois seus exercícios unem corpo e mente de forma saudável e equilibrada.

Veja esse vídeo interessante da Dra Josiane Barros, falando do pilates, o vídeo da Fisioterapeuta Yasmim Silva e o vídeo falando dos benefícios, muito interessante!

Referências:

minhavida.com.br

blogpilates.com.br

grupopilates.com.br

belezaesaude.com

, ,
Luanna Pimentel

Sou Luanna, casada ,mãe de três filhos e amo cuidar da minha família. Sou bastante criativa, gosto de decoração, organizar a casa, cuidar do jardim, cozinhar e tudo o que se refere a deixar o lar mais aconchegante, deixando o meu toque especia!!!
A ideia desse blog surgiu como uma necessidade minha de ter ideias para cuidar da minha família e ter algo só meu. Todos os assuntos que eu abordo são coisas do meu interesse e acho que também do interesse de muitas outras mulheres como eu: supermãe moderna e antenada sobre todas a novidades!

Você também pode Gostar ;)
Últimas postagens de

1 Comentário

  1. Pilates realmente é muito bom pra saúde do corpo e da mente. Minha esposa está fazendo e melhorando cada vez mais a coluna. Ótima matéria, bem explicativa e rápida! Parabéns e sucesso , Luanna.

Deixe um Comentário