Sei que a maioria já ouviu falar sobre os óleos essenciais. Mas realmente funciona? Como utilizar? Serve para que? São muitas dúvidas sobre eles. Eu mesma usei, e amei, nunca mais fico sem. Uma amiga me indicou um que era para problemas na menstruação, o Gerânio. Antes de usar comecei a pesquisar tudo sobre eles, então comprei e estou usando até hoje. Posso dizer que é maravilhoso, amei!Não precisa ser daquelas marcas caras, comprei de uma marca mais em conta e funcionou muito bem, basta que seja 100% natural. É realmente uma terapia que dá certo e os resultados são rápidos. Por isso resolvi compartilhar um pouco sobre esses grandes aliados, principalmente para nós, mulheres.

O que é a Aromaterapia?

Foto de Madeleine_Steinbach/iStock

A aromaterapia é uma opção de tratamento natural que utiliza as propriedades curativas presentes nas moléculas químicas dos óleos Essenciais.

Os óleos essenciais são considerados a “alma” da planta e são substâncias voláteis extremamente concentradas, podendo ser extraídas de flores, frutos, sementes e plantas, são puros e 100% naturais.

Quando entram em contato com o nosso organismo, por inalação ou pelo contato com a pele, essas substâncias são absorvidas pelo corpo e metabolizadas na corrente sanguínea.

Devido à grande riqueza de componentes químicos, a aromaterapia pode ser utilizada com finalidade medicinal específica, trazendo inúmeros benefícios para a saúde física, mental, emocional e energética.

Os óleos essenciais são substâncias naturais com milhares de benefícios para a saúde, tanto para o corpo, como para a mente.

Quais os benefícios do uso desses Óleos Essenciais?

  • Promovem o relaxamento, aumenta sentimentos positivos como resultado reduz estresse;
  • Ajuda o sistema imunológico, protegendo contra ameaças ambientais e sazonais;
  • Favorece o sistema circulatório e respiratório;
  • Melhora a digestão e metabolismo;
  • Fortalece o funcionamento muscular e das articulações,
  • Melhora a aparência da pele, acalmam irritações e repele insetos.

Como pode ser usado os Óleos Essenciais?

A principal forma de consumo dessas substâncias é pelo uso externo, seja por aplicação sobre a pele ou pelo olfato. Em ambos os casos, indica-se que o óleo essencial seja diluído e usado de forma comedida, em virtude de sua potência. 

No uso sobre a pele, é recomendado aplicá-lo juntamente com uma base gordurosa vegetal – como géis, cremes, óleos vegetais de massagem e sais para banho – pois isso facilitará a absorção. Dê preferência a produtos de origem natural e vegetal, sem químicos nocivos em sua composição. 

O olfato,  que está intimamente ligado à parte do cérebro que controla as emoções, os óleos essenciais devem ser utilizados em difusores elétricos, aromatizadores de ambiente, colares ou difusores aromáticos.

Colar difusor

Difusor aromático

Difusor elétrico

Os efeitos terapêuticos ocorrem tanto no local de aplicação, quanto em todo o fluxo sanguíneo afetando órgãos do corpo.

Muitos óleos essenciais podem ser armazenados por anos sem perder as suas propriedades. Mantenha-os em vidros escuros e bem fechados, preferencialmente em local fresco e sempre longe da luz do sol. Nunca consuma óleos essenciais; a maioria é tóxica se ingerida. Armazene-os em segurança, longe do alcance de crianças.

Os óleos essenciais têm alguma contraindicação?

Normalmente, os óleos essenciais são contraindicados para grávidas. Como regra geral, eles não devem ser usados no primeiro trimestre de gravidez. A maioria deles não são indicados para bebês e durante a amamentação. A melhor coisa a fazer, antes de utilizar, é conhecer as contraindicações específicas de cada óleo essencial.

Vamos falar de alguns dos principais óleos essenciais:

LAVANDA

 Auxilia no sono, acalma e tranquiliza; Reduz a ansiedade, dando um breque em noites em que pensamentos agitados o mantém acordado.

MELALEUCA OU TEA TREE

  Utilizado e conhecido por ser um antisséptico muito poderoso e eficaz contra bactérias, vírus e fungos – além de ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes. Atua na Regeneração e imunidade.

ALECRIM

Ajuda o sistema circulatório, aumenta o raciocínio e relaxamento do cérebro, celulite, musculatura e articulações.

ERVA DOCE

 Propriedades calmantes e relaxantes, aliviando o estresse, tensões e desconfortos. Ajuda no ciclo menstrual e menopausa.

EUCALIPTO

Auxilia o sistema respiratório, é expectorante, ajuda na gripe, sinusite, rinite, congestão nasal e fortalecimento do sistema imunológico.

LARANJA

 Ajuda no equilíbrio das emoções, alivia cansaços, medos e traumas. Pode ser usado em massagens para gordura localizada (neste caso, evitar a exposição ao sol).

YLANG YLANG

 Desperta a libido e reduz os problemas sexuais; Utilizado no tratamento de pele oleosa e queda de cabelo. Usar diluído, devido a sua alta concentração.

CAPIM-LIMÃO

 Estimula a concentração, criatividade e auxilia na memória. Em massagens ajuda na retenção de líquidos.

GERÂNIO

 “Óleo da mulher”. Age nos efeitos negativos do ciclo menstrual e da menopausa, equilibrando os níveis hormonais. Anticéptico, anti-inflamatório, regenera a pele, estimulando a produção de colágeno e elastina.

HORTELÃ-PIMENTA

Ajuda a atenuar os sintomas em pacientes com Síndrome do intestino irritável; Dor de cabeça; Infecção de unha, se aplicada diretamente no local afetado; Infecção das vias respiratórias superiores; Eczema – A aplicação tópica ajuda a atenuar a irritação da pele;

LIMÃO

Melhora o humor, mais eficaz envolvendo o uso de óleo essencial de lavanda. Pode aliviar a ansiedade e o estresse.

BERGAMOTA

Relaxamento máximo; baixa os níveis de cortisol (também conhecido como hormônio do estresse); mais positividade, melhora do humor.

ROSA

É considerado “o rei dos óleos essenciais”. Óleo muito feminino e, por isso, é adequado para diversas desordens do sistema reprodutor feminino, como hemorragias, frigidez, impotência. Bom também para menopausa. É antidepressivo, ajuda a resgatar a autoestima, aliviando sensação de angústia.

VETIVER

Acalma a mente, traz inspiração, combate a histeria, a estafa, a insônia e a depressão. Auxilia no combate à artrite, reumatismo, dor nas juntas, dores musculares, acne, cortes e machucados. Também é fortalecedor da imunidade.

MANJERONA

Pode ser usado por pessoas que sofreram choques ou traumas, que estão em situação de desespero profundo.Eficaz para o sistema respiratório, asma, sinusite e bronquite; Alivia dores de artrite e reumatismo, rigidez e frio. Ideal para massagens pós-exercício físico, pois alivia tensões e dores musculares; alivia a constipação, flatulência, cólica estomacal e indigestão. Regula o coração reduzindo a pressão arterial e palpitações. 

Estas são algumas informações sobre esses grandes aliados para melhorar a saúde do nosso corpo e mente.Espero que ajude você a encontrar qual se encaixa melhor na sua vida. Devemos fazer tudo para termos uma melhor qualidade de vida.Então vamos lá, escolha o seu!

fontes:
  • leftcosmeticos.com.br
  • blog.bellebio.com.br/oleos-essenciais
  • guiademassagem.com.br
  • minhavida.com.br
  • santainspiracao.com.br

,
Luanna Pimentel

Sou Luanna, casada ,mãe de três filhos e amo cuidar da minha família. Sou bastante criativa, gosto de decoração, organizar a casa, cuidar do jardim, cozinhar e tudo o que se refere a deixar o lar mais aconchegante, deixando o meu toque especia!!!
A ideia desse blog surgiu como uma necessidade minha de ter ideias para cuidar da minha família e ter algo só meu. Todos os assuntos que eu abordo são coisas do meu interesse e acho que também do interesse de muitas outras mulheres como eu: supermãe moderna e antenada sobre todas a novidades!

Você também pode Gostar ;)
Últimas postagens de

2 Comentários

  1. Óleos essenciais realmente funcionam bem, não tem contra indicação, crianças tambem podem usar , excelente materia essa sua! Parabéns.

    1. Obrigada Michel!Abraços…

Deixe um Comentário