vitaminas e minerais e1614825958891 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

Conhecendo melhor o sistema imunológico

sistema imunologico 1024x819 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

O que fazer para melhorar o sistema imunológico nessa pandemia?primeiro vamos entender o que é sistema imunológico. Também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos, afetem negativamente nossa saúde. É um sistema que funciona como uma grande barreira de proteção.

A capacidade do nosso corpo de proteger-nos contra esses agentes é chamada de imunidade.

A imunidade é afetada pelo estilo de vida da pessoa, então fatores como alimentação, sono e exercício físico exercem influência significativa no sistema imune.

A nutrição pode modular a resposta imune. Hábitos alimentares saudáveis, com a ingestão dos nutrientes necessários de acordo com a fase de vida, fazem com que o sistema imune esteja íntegro. Neste contexto, destacam-se os micronutrientes, constituídos por minerais e vitaminas, sendo os mais relevantes o Zinco, Ferro, Magnésio, Selênio e as vitaminas A, C, Complexo B e vitamina D:

2 1024x819 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

Vitaminas do complexo B, C, A, vitamina D3, ferro, zinco e magnésio desempenham um papel fundamental no funcionamento do corpo humano. O défice no organismo de qualquer uma delas pode originar depressão, distúrbios do sono e comprometer as defesas do sistema imunológico. Por isso, é altamente recomendado o consumo destas vitaminas através da alimentação e do uso de suplementos, durante a pandemia.

VITAMINA A

Além de ter Ação antioxidante, ser boa para os olhos, pele e crescimento, esta vitamina age no desenvolvimento e diferenciação de células brancas do sangue, tais como os linfócitos, os quais desempenham papel principal no sistema imunológico. A ação antioxidante desta vitamina irá contribuir para que ela tenha um efeito protetor.

AS VITAMINAS DO COMPLEXO B

Servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

VITAMINA C

Adicionalmente, a vitamina C é um potente antioxidante que promove o ótimo funcionamento do sistema imunológico. Além da produção de colágeno, que é crucial para a reparação dos tecidos e outros processos. É ainda importante salientar que alguns hospitais estão usando doses elevadas de vitamina C para tratarem pacientes com Covid-19.

VITAMINA D

A notícia de que um estudo de cientistas da Universidade de Turim, na Itália, constatou que muitos pacientes internados por conta do COVID19 apresentavam baixos níveis de vitamina D no organismo reacendeu o debate a respeito da importância dessa vitamina para o corpo – e, especialmente, sua influência na nossa imunidade. De acordo com os pesquisadores, a vitamina D não seria capaz de impedir a infecção pelo vírus, mas, como atua modulando a reação do sistema imunológico, poderia fazer com que a doença não se agravasse.

Apenas 10 a 20% da quantidade de vitamina D que necessitamos é obtida por meio de alimentos. Os demais 80 a 90% necessários originam-se da exposição à luz dos raios ultravioletas (UV) do sol, que vão estimular a produção pelo corpo. Em tempos de quarentena, quando estamos mais dentro de casa, essa exposição acaba ficando mais difícil.

FERRO, SELÊNIO E MAGNÉSIO E ZINCO

alimentacao saudavel e1614823801758 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

Ferro, Zinco, magnésio e selênio: Esses minerais nutrientes fundamentais para o seu corpo. A combinação desses nutrientes é fundamental para colaborar com o bom funcionamento do organismo, aumentando a defesa natural do corpo, equilibrando os impulsos nervosos e favorecendo o controle hormonal.

 Ferro

fonte de ferro e1614823862431 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

Ele previne anemia, bom para o coração, essencial para a oxigenação e bom para a imunidade.Desempenha papel fundamental na produção de colágeno e elastina, que são necessários na integridade do tecido conjuntivo e na manutenção do sistema imunológico. Podemos encontrá-lo nas folhas verdes como couve e brócolis, nas sementes de abóbora, no feijão, aveia e quinoa,mas o ferro de origem animal é melhor absorvido pelo organismo , são as carnes vermelhas como o fígado. Para aumentar ainda mais a absorção desse poderoso e essencial mineral, podemos associar a vitamina C, que ajuda nesse processo.

Zinco

fontes de zinco e1614823908315 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

O Zinco é essencial para que nosso corpo continue funcionando de maneira correta. Ele nos protege de um número grande de doenças e ajuda a combater outras que já se instalaram em nosso organismo.A sua falta é um sério risco, pois ele tem uma importante função em nossa imunização. Podemos encontrar o zinco nas ostras, nozes e castanhas, carne bovina e de frango, arroz, leite e pão integrais, farelo de aveia, semente de abóbora e feijão.

Magnésio

fontes de magnesio e1614823945588 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

Ajuda no controle da tensão pré-menstrual (TPM), porque participa da formação de serotonina, neurotransmissor responsável pelas reações de prazer e bem-estar, regulando sintomas como ansiedade, irritabilidade, nervosismo, depressão, insônia e hiperatividade. Além disso, combate a má circulação e auxilia na cicatrização de hematomas, já que facilita a circulação do sangue, oxigenação dos tecidos e a nutrição celular. O magnésio tem como principais fontes o abacate, banana, couve, espinafre, soja, lentilhas, grão de bico, granola, aveia, cereais integrais, nozes, entre outros.

Selênio

fonte de selenio 1024x576 - O QUE FAZER PARA MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO NESSA PANDEMIA

O organismo necessita desse mineral, mas não consegue produzi-lo sozinho. Por isso, deve ser ingerido por meio de dieta ou suplemento. É um antioxidante importante, que protege as células contra os efeitos dos radicais livres, o que faz dele um aliado na prevenção do envelhecimento dos tecidos. Também é fundamental contra o estresse e a regulação dos hormônios da tireoide. As principais fontes de selênio são castanha-do-pará, sementes de girassol secas, peito de frango, milho, alho, farelo de trigo, fígado bovino, cogumelos, salmão e avelã. A deficiência desse mineral pode aumentar a suscetibilidade ao câncer e a sensibilidade muscular.

Espero que tenham gostado dessas valiosas informações, lembrando que fazer uma atividade física é o complemento para um sistema imunológico 100% perfeito contra qualquer doença.

Se quiser saber sobre atividades físicas que podem ajudar no condicionamento físico e na melhora do sistema imunológico clique aqui!

Pode também conferir sobre posts de atividades físicas ótimas para quem não gosta de academia, mas quer se movimentar, pode clicar aqui.

Descubra também os benefícios da atividade aeróbia, que trabalha tanto na parte cardiovascular, gastando bastante calorias e deixando o corpo sarado e resistente.Clique aqui.

Esse post foi feito com a ajuda do Farmacêutico Michel Wallace, CRFGO: 4177. Agradecemos pela valiosa ajuda!

Fontes:

vix.com

uol.com.br

minhavida.com.br

panoramafarmaceutico.com.br

poupafarma.com.br

, , , ,
Luanna Pimentel

Sou Luanna, casada ,mãe de três filhos e amo cuidar da minha família. Sou bastante criativa, gosto de decoração, organizar a casa, cuidar do jardim, cozinhar e tudo o que se refere a deixar o lar mais aconchegante, deixando o meu toque especia!!!
A ideia desse blog surgiu como uma necessidade minha de ter ideias para cuidar da minha família e ter algo só meu. Todos os assuntos que eu abordo são coisas do meu interesse e acho que também do interesse de muitas outras mulheres como eu: supermãe moderna e antenada sobre todas a novidades!

Você também pode Gostar ;)
Últimas postagens de

2 Comentários

  1. Legal saber!

  2. Ótimas informações para a nossa imunidade. Parabéns pelo artigo. Sucesso!

Deixe um Comentário