Dicas para o processo de congelar e descongelar os alimentos
- Nesse processo de congelar e descongelar os alimentos, é preciso saber que cada alimento tem uma maneira correta de ser congelado, preservando o sabor e, claro, os nutrientes.
- As porções devem ser feitas em quantidades corretas, pois uma vez descongelado, o alimento não pode ser recongelado.
- Jamais podemos congelar alimentos que não estejam totalmente frescos. O processo de congelamento deve sempre ocorrer quando os alimentos estão no auge da qualidade, para que quando forem descongelados mantenha as mesmas características.
- Antes de escolher os alimentos a serem congelados separe os recipientes certos. Aqueles de plástico servem para todos os tipos de alimentos. Eles devem ser resistentes ao congelamento, não podem soltar cheiro e as tampas devem ter fechamento hermético. Já as travessas e tigelas refratárias acondicionam qualquer tipo de alimento. Resistem às altas e baixas temperaturas, mas não a choques térmicos. Por isso, tire do forno e deixe esfriar antes de levar ao freezer.
- E as forminhas de gelo também podem ser ótimas para congelar alimentos líquidos ou até verduras e frutas em formato de cubinhos, que depois serão desenformadas e divididas em porções para você fazer sucos e vitaminas. Lembre-se que o papel alumínio deve ser usado apenas para congelar alimentos secos.
- Já os saquinhos herméticos, próprios para armazenar alimentos, são ótimos para bifes individuais ou frutas picadinhas. Antes de colocá-los no freezer, não se esqueça de retirar o máximo de ar possível, para evitar a proliferação de bactérias. Por isso não é indicado congelar uma quantidade pequena do alimento em uma vasilha muito grande. Uma dica é usar um canudinho e sugar o máximo de ar antes de fechá-lo.
- Etiquete as preparações para que os alimentos não caiam no esquecimento dentro do freezer.
Como congelar cada tipo de alimento:
Para congelar os vegetais, é necessário que estejam limpos e descascados. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”.É a melhor técnica para congelar os legumes. Com esse procedimento os vegetais manterão sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes.
Tabela para branqueamento dos vegetais:
Tabela de como congelar e descongelar as verduras e legumes
Frutas
- As frutas devem ser congeladas sem casca e caroço, em sacos plásticos. Corte em pedaços para melhorar a acomodação das frutas. A banana e a pêra são as únicas frutas que podem ter o sabor alterado. Outra dica simples é congelar em forma de purê. Amasse as frutas e acomode-as em forminhas de gelo. Esse tipo de congelamento é ideal para quem congela para fazer suco. Deixe-as no freezer por no máximo 1 ano.
Arroz e feijão
- Cozinhe o arroz com menos sal do que o normal, já que depois de descongelado, o sal ganha sabor acentuado. Separe em potes plásticos e cubra com papel alumínio, para evitar que se formem pedrinhas de gelo. Tampe e leve ao congelador. Para o feijão, siga o mesmo procedimento; se estiver temperado, consuma no prazo de uma semana. Sem tempero, você pode deixar congelado por até 1 mês.
Carnes
- Para congelar carnes brancas ou vermelhas, o procedimento é sempre o mesmo. Antes de tudo, as carnes devem estar frescas, livre de temperos. O tempero deve ser usado apenas quando a carne for preparada. Congele os filés, separadamente em saquinhos plásticos próprios para irem ao freezer.
Como descongelar os alimentos
- Quando planejar descongelar um alimento, você deve retirá-lo do congelador e o colocá-lo na parte de baixo do refrigerador por, no mínimo, 12 horas. “Dessa forma, o alimento ficará mais seguro para o uso, livre de micro-organismos e, como perderá menos água, terá seu sabor conservado.
- Nunca congele novamente o alimento.Assim eles não perderão o sabor e suas qualidades nutricionais. O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido.
Micro-ondas
- O forno micro-ondas pode ser uma ajuda para tirar o excesso de água dos alimentos, mas nem para todos os pratos poderá ter uma boa atuação de descongelamento.
- O uso do aparelho é indicado para o degelo de produtos que serão ingeridos na sequência, logo após o processo O aparelho não descongela totalmente.
- Isso acontece porque o descongelamento em micro-ondas invariavelmente inicia o cozimento concomitantemente, em especial quando se trata de grandes porções.
Alimentos que não é aconselhável serem congelados
- Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, pudins em geral, tomate, batata na forma natural, pepino, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.
Fontes:
pinterest.com
maisequilibrio.com.br
resumodamoda.com
vovomoderninha.blogspot.com.br